ASSOCIAÇÃO HULK EM AÇÃO ADERE AO PROJETO ESPAÇO SOLIDÁRIO DA NÓBREGA & ASSOCIADOS

No dia 05/08/2015, a Diretoria da Associação Hulk em Ação, aprovou adesão ao projeto Espaço Solidário da Nóbrega & Associados, cujas ações já tinham sido iniciadas na condição de projeto piloto, desde Agosto/2014.

O objetivo principal do projeto é a construção de um Plano de Ação em prol dos atletas inscritos no projeto Hulk em Ação, o Craque da Solidariedade, e seus familiares, beneficiando o Bairro Mário Andreazza do município de Bayeux-Pb, através de parcerias institucionais, mediante o atendimento das demandas da comunidade.

Com a participação dos membros que integram a atual diretoria da Associação Hulk em Ação, Andressa Virginia de Brito Cordeiro, Rejania Paiva Ferreira de Macedo e Marcio de Lima Nascimento, Presidente, Vice-Presidente de Finanças e Controle e Vice-Presidente de Patrimônio, respectivamente, foi feita uma apresentação do Espaço Solidário pela Empreendedora Social, Maristela Araújo da Nóbrega, detalhando a situação atual de cada ETAPA, de acordo com a metodologia do Espaço Solidário Hulk em Ação:

ETAPA 1 – LEGALIZAÇÃO – Em 07/07/2014, o SEBRAE/PB foi acionado pela Nóbrega & Associados, através da gestora Marielza Rodriguez, para uma visita técnica no terreno onde estava sendo construído o Campo de Futebol, objeto do projeto HULK EM AÇÃO, O CRAQUE DA SOLIDARIEDADE, com o objetivo de regularizar a sua legalização. Ainda em Julho/2014 o SEBRAE contratou a consultora especializada em organização de comunidade, Fátima Medeiros, a quem coube constituir a ASSOCIAÇÃO HULK EM AÇÃO, a inscrição do seu CNPJ, além da elaboração e aprovação do Estatuto Social e eleição dos membros da Diretoria e Conselhos.

ETAPA 2 – ESTRUTURAÇÃO DO LOCAL – Em abril/2015, foi feita uma doação de alguns móveis e materiais de escritório, pela Nóbrega & Associados à Associação Hulk em Ação, garantindo o funcionamento da SECRETARIA, viabilizando o atendimento inicial às famílias e atletas, estando em fase de execução a conclusão dos demais espaços reservados para atendimento de todas as áreas da instituição.

ETAPA 3 – ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE – Em Março/2015, nas instalações da Nóbrega & Associados, foi realizada a Oficina de Descrição de Cargos da Diretoria de Patrimônio, liderada por Marcio, que tem como tarefa principal assumir a função de técnico dos times de futebol, além das rotinas relacionadas com as funções desempenhadas por Epitácio e Sr. Aprisio.

Em abril/2015, foram elaboradas as Rotinas da Secretaria da Associação Hulk em Ação, com entrega do KIT DA SECRETÁRIA, contendo materiais necessários para o atendimento diário das famílias e atletas do projeto HULK EM AÇÃO, O CRAQUE DA SOLIDARIEDADE. Na mesma data, foi feita uma capacitação dos procedimentos específicos da Secretaria junto à Luana, para garantir a excelência dos serviços prestados.

ETAPA 4 – CREDENCIAMENTO DE FAMÍLIAS – Em 21/03/2015 foi realizada a Oficina de Credenciamento de 50 Famílias dos atletas inscritos no projeto HULK EM AÇÃO, O CRAQUE DA SOLIDARIEDADE, com a participação de membros da Associação Hulk em Ação e voluntários coordenados pela Nóbrega & Associados. O processo se deu mediante preenchimento de um QUESTIONÁRIO com o objetivo de se obter informações da comunidade em todos os aspectos, sócio, econômicos e culturais e, principalmente, para identificar quais os problemas e oportunidades que são considerados prioritários, observando as ações existentes nesse sentido, com recebimento de cópias de documentos: Certidão de Nascimento, Comprovante de Endereço, Declaração da Escola referente ao ano letivo de 2015 e um retrato 3×4 para composição da Ficha Individual de Inscrição.

ETAPA 5 – PERFIL DAS FAMÍLIAS –  Em Outubro/2014, a Nóbrega & Associados firmou uma parceria com a Coordenação  da Fábrica de Software de o Unipê, para construção de uma ferramenta de gestão que reúna todos os dados coletados na Etapa 4 – Credenciamento de Famílias, a fim de se ter uma plataforma tecnológica que permita o desenvolvimento de cenários, relacionados com SAÚDE, EDUCAÇÃO, MORADIA, EMPREGABILIDADE, com base nas informações extraídas dos QUESTIONÁRIOS aplicados junto às famílias dos atletas que fazem parte do projeto, destacando as Crianças e Adolescentes, a Juventude, as Mulheres, as Pessoas com Deficiência e as Pessoas Idosas,  por representarem segmentos sociais com maior grau de fragilidade e vulnerabilidade.

Em março/2015, o Coordenador da Fábrica de Software definiu que o ESPAÇO SOLIDÁRIO seria tema de Monografia para quatro alunos de TI – Tecnologia da Informação em 2015, e que por esta razão só poderá entregar o sistema até o final do corrente ano. Em abril/2015, a Nóbrega & Associados lançou os dados coletados em planilha Excel para controle paralelo e avanço do processo, já que o Sistema de Gestão de Comunidade está sendo construído em sala de aula, seguindo etapas do processo de aprendizagem, próprio de final de curso.

Em maio/2015 foi concluída a análise dos dados e definidos todos os segmentos das famílias dos atletas: 74 Crianças e Adolescentes, de 0 a 14 anos de idade; 50 Jovens, de 15 a 29 anos de idade; 51 Mulheres; 54 Homens; 06 Pessoas com Deficiência; 10 Pessoas Idosas, totalizando 245 pessoas.

As demais ETAPAS serão aplicadas, de acordo com a metodologia padrão do Espaço Solidário, obedecendo a ordem cronológica considerada mais estratégica que garanta o atendimento das demandas levantadas, conforme aprovado na reunião realizada em 05/08/2015, com os membros da Diretoria da Associação Hulk em Ação, sob a liderança da sua presidente, Andressa Virginia Cordeiro, conforme abaixo:

ETAPAS 6, 7, 8, 9 e 10 – FORMAÇÃO DOS COMITÊS DE TODOS OS SEGMENTOS – Serão identificadas as Instituições que fazem parte do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (de 0 a 14 anos), da Juventude (de15 a 29 anos), da Mulher, das Pessoas com Deficiência e das Pessoas Idosas, bem como os locais de apoio existente no município de Bayeux-Pb, com o objetivo de garantir o atendimento dos beneficiados, em momentos considerados emergenciais, fortalecendo as políticas públicas específicas de cada segmento.

ETAPA 11 – APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS – Serão identificadas todas as políticas públicas existentes no município de Bayeux-Pb, em prol das Crianças e Adolescentes, da Juventude, da Mulher, das Pessoas com Deficiência e das Pessoas Idosas, com o propósito principal de fazer o devido encaminhamento dos familiares envolvidos que estão fora das áreas de atendimento, integrando as ações com as políticas públicas no âmbito federal e estadual.

ETAPA 12 – INVESTIMENTOS EM PROJETOS SOCIAIS – Serão identificados todos os projetos sociais existentes, no Bairro Andreazza, com a finalidade de identificar estratégias para potencializar as ideias consideradas relevantes, ampliando a força das comunidades no processo, através do voluntariado.

ETAPA 13 – GERAÇÃO DE RENDA E OPORTUNIDADE DE TRABALHO – Em 2014, a Nóbrega & Associados acionou a FIEP/PB, através da gestora Yone Medeiros, para uma visita técnica no terreno onde estava sendo construído o Campo de Futebol, objeto do projeto HULK EM AÇÃO, O CRAQUE DA SOLIDARIEDADE, com o objetivo de verificar a possibilidade de criar uma agenda de qualificação da mão de obra da comunidade, tendo a FIEP/PB apresentado um plano de ação através de representantes do SENAI e do SESI, nas áreas qualificação de mão de obra e educação de jovens e adultos.

Em maio/2015 foi realizada a primeira reunião com as famílias dos atletas com foco na qualificação da mão de obra e na elevação do nível da educação dos jovens e adultos, mediante apresentação de diversos cursos:

PINTURA EM TECIDO para as mulheres, durante 40 horas/duas semanas, com idade exigida a partir de 18 anos, mediante formação de turmas de 12 a 16 alunos. Serão disponibilizados instrutora, material de consumo e certificado.

Elevação da ESCOLARIDADE BÁSICA dos beneficiados do projeto Hulk em Ação, o Craque da Solidariedade e seus familiares, com sala de aula multi-serial, a partir de 17 anos de idade para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio, sem limite de idade. Será disponibilizado professor, material didático, certificado reconhecido pelo MEC e carteiras para a sala de aula, no mínimo de 15 alunos por turma.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, através do EJA e EAD, para o ensino médio, sendo 30% presencial, através de vídeos.

Curso de qualificação na área da CONSTRUÇÃO CIVIL de curta duração, in loco, na oficina da Associação anexo ao campo de futebol, para se tornarem empreendedores.

ETAPA 14 – SUSTENTABILIDADE DOS NEGÓCIOS – Serão identificados todos os pequenos negócios para elaboração de um Plano de Ação de Desenvolvimento Sustentável, que gere empreendimentos economicamente viáveis para as famílias dos atletas do projeto Hulk em Ação, o Craque da Solidariedade

ETAPA 15 – NEGÓCIO SOCIAL – Será identificado o maior problema social vivenciado pela comunidade com o objetivo de criar pelo menos um negócio social, garantindo a solução do problema através da participação efetiva das famílias envolvidas, com o apoio dos parceiros institucionais.

O Espaço Solidário da Associação Hulk em Ação contribuirá para a sustentabilidade da comunidade, por ter sido construído em bases sólidas, atendendo os três pilares de desenvolvimento: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável”

 Maristela Araújo da Nóbrega, autora do Espaço Solidário

VILA VICENTINA ADERE AO PROJETO ESPAÇO SOLIDÁRIO DA NÓBREGA & ASSOCIADOS

No dia 25/07/2015, o Conselho Metropolitano de João Pessoa da Sociedade São Vicente de Paulo, aprovou adesão ao projeto Espaço Solidário da Nóbrega & Associados, com o objetivo de construir um Plano de Ação em prol das famílias que moram nas casas que integram a Vila Vicentina Júlia Freire, localizada no Bairro da Torre, em João Pessoa-PB.

Tudo começou com apresentação da proposta do Espaço Solidário feita pela Empreendedora Social, Maristela Araújo da Nóbrega, ao Presidente da Instituição Confrade José Arimatéia Ribeiro Diniz, em 16/04/2015, na qual consta o envolvimento efetivo dos jovens moradores das casas que integram a Vila Vicentina.

No dia 28/04/2015, foi realizado o primeiro Encontro de Jovens para apresentação do projeto, cujo objetivo geral é estruturar a comunidade, através da formação de parcerias institucionais para atendimento das diversas demandas das famílias envolvidas, para promoção do desenvolvimento sustentável e redução da pobreza e a desigualdade social.

A metodologia padrão do Espaço Solidário compreende aplicação de 15 ETAPAS, as quais podem ser adaptadas às necessidades da comunidade assistida. No caso da Vila Vicentina, considerando que o trabalho vai ser realizado, envolvendo exclusivamente as famílias que moram nas casas, foi feita uma adequação das referidas Etapas.

De acordo com a metodologia do Espaço Solidário da Vila Vicentina, o processo foi iniciado através das seguintes etapas:

LEGALIZAÇÃO – Foi comprovada a legalidade da Instituição responsável pelas casas, através de Inscrição de CNPJ, Estatuto Social, Ata de fundação com eleição dos membros que integram atualmente os órgãos de administração. Com relação à comprovação da propriedade do bem imóvel referente às casas, através de Contrato de Cessão de Uso das Casas, mediante assinatura de Contrato de Comodato o processo está em fase de execução.

CREDENCIAMENTO DE FAMILIAS – O processo de coleta de informações junto às famílias foi iniciado, porém, somente ao final do preenchimento de todos os questionários, será possível identificar as demandas da Vila Vicentina e elaborar um Plano de Ação. Para que isso ocorra foi agendada uma reunião com todos os comandatários, com o objetivo de apresentar-lhes o projeto Espaço Solidário da Vila Vicentina, obtendo a adesão de todos para conclusão desta etapa, considerada uma das mais importantes, pela oportunidade de demonstrar as demandas das famílias assistidas.

Para facilitar o acesso às informações sugeridas pela ETAPA do Credenciamento de Famílias, o preenchimento do modelo de QUESTIONÁRIO que está sendo aplicado junto às famílias ficou sob a responsabilidade dos jovens, os quais foram devidamente capacitados, visando à padronização de abordagem por parte de todos, com entrega de material necessário, ou seja, modelo de Questionário, Prancheta e Caneta.

As demais ETAPAS serão aplicadas, de acordo com a metodologia padrão do Espaço Solidário, obedecendo a ordem cronológica considerada mais estratégica que garanta o atendimento das demandas levantadas, conforme aprovado na reunião realizada em 25/07/2015, com os membros do Conselho Metropolitano de João Pessoa, sob a liderança do seu presidente, Confrade José Arimateia Ribeiro Diniz.

Para dar apoio ao Presidente do Conselho Metropolitano de João Pessoa da Sociedade São Vicente de Paulo, nos eventos relacionados com o Espaço Solidário da Vila Vicentina foram selecionados três representantes entre os jovens para formação da Secretaria Executiva, a saber: Secretário Administrativo – com perfil para organizar quaisquer eventos; Secretário Mobilizador – com perfil para mobilizar pessoas, sempre que for necessário independente do prazo que for concedido; Secretário Comunicador – com perfil para disseminar entre as famílias assistidas todas as ações realizadas através do Espaço Solidário.

O Espaço Solidário da Vila Vicentina é uma realidade e a participação dos jovens no processo de desenvolvimento das ações vai fazer a maior diferença, garante a gestora do projeto Maristela Araújo da Nóbrega”.

PROJETO PILOTO… HULK EM AÇÃO, O CRAQUE DA SOLIDARIEDADE

A implantação do Espaço Solidário teve início em Julho de 2014, beneficiando o Bairro Mário Andreazza, do município de Bayeux-PB, através do projeto social Hulk em Ação, o Craque da Solidariedade, uma iniciativa da Juíza da Comarca daquele município, Dra. Conceição Marciscano, em prol das crianças, jovens e adolescentes, através do esporte.

O Projeto Hulk em Ação, o Craque da Solidariedade, desde a sua concepção surgiu como resultado de um trabalho coletivo, contanto com o apoio de instituições públicas governamentais e não governamentais. As atividades desenvolvidas sempre foram no sentido de promover ações que gerassem mudanças no contexto local com ênfase para o trabalho com a juventude.

Atraindo olhares de pessoas preocupadas com a garantia e defesa de direitos de crianças e adolescentes, da juventude, da mulher, pessoas com deficiência e pessoas idosas, que fazem parte das famílias dos beneficiados do projeto de Bayeux, as instituições que se uniram, preliminarmente, foram: Sebrae-PB, através da gestora Marielza Rodriguez, FIEP-PB, através da assessora Yone Medeiros, UNIPÊ, através da Professora Cristiana Accioly e o Professor Walace, Coordenador da Fábrica de Software, sob o olhar atento do Tribunal de Justiça do Estado da PB, representado pela Juíza Dra. Conceição Marciscano.

A metodologia adotada pelo ESPAÇO SOLIDÁRIO, abre espaço para atendimento de outras demandas sociais, focadas na sustentabilidade das famílias envolvidas, através de vários eventos, tais como, Seminário de Sensibilização para atrair a participação de Instituições Sociais, com inserção das famílias e voluntários envolvidos, Seminário de Mobilização para aplicação da Oficina de Credenciamento de Famílias com o objetivo de identificar as suas necessidades, Fórum de Gestão Social Compartilhado  para reunir os parceiros institucionais, considerados estratégicos, para identificação dos seus papeis dentro do desenvolvimento sustentável das famílias, além de outros eventos, julgados necessários para  aprimorar o modelo, visando agregar cada vez mais parceiros institucionais, com total transparência, a fim de que a metodologia seja conhecida e adotada por todos os atores envolvidos.