APRESENTAÇÃO

Destacado

Este ambiente foi criado para acolher as ações de cunho social, realizadas pela Nóbrega & Associados sob a responsabilidade da administradora de empresa, Maristela Araújo da Nóbrega, a quem cabe compartilhar as ações voluntárias desenvolvidas junto às comunidades carentes, com o apoio de parcerias institucionais e movimentos sociais.

Maristela é ex-funcionária do Banco do Nordeste do Brasil e atualmente é sócia da Nóbrega & Associados. No BNB, assumiu diversas funções nas áreas administrativa, gerencial e estratégica, com destaque para a implantação do programa de microcrédito no Estado da Paraíba, tendo sido a primeira gestora da capital, bem como, a primeira Gerente Regional, abrangendo as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. Seu perfil voltado para o social sempre a impulsionou para o atendimento extra-crédito, mediante ações concretas em prol das famílias dos pescadores, barraqueiros e assentados, segmentos de clientes que faziam parte da sua carteira, enquanto Gerente de Negócios.

Em 2005, com a sua aposentadoria do BNB, passou a fazer parte do quadro social da Nóbrega & Associados, assumindo a gestão da área de Responsabilidade Social, com o objetivo de atender as necessidades de comunidades carentes. Para isso, adaptou alguns procedimentos empresariais e modelos gerenciais utilizados pela empresa junto aos seus clientes, por acreditar que o desenvolvimento sustentável das comunidades só começa com a identificação das suas reais necessidades, através da participação efetiva das famílias envolvidas.

Em 2014, percebeu a necessidade de criar um novo modelo de gestão social que garantisse a participação efetiva da comunidade no processo de desenvolvimento, pois já não era aceitável a ideia de conviver com a paralisação de ações sociais importantes para a sustentabilidade das comunidades, sempre que era chegada à hora do seu afastamento do processo. Sentia que alguma coisa estava errada e que algo tinha que ser feito! Cada vez mais se convencia de que tinha que sensibilizar as famílias para a prática do protagonismo. Assim, pôs a mão na massa e com entusiasmo próprio de quem gosta do que faz, escreveu uma outra história para ser contada e vivida, à luz de um plano de ação simples de ser seguido.

Aos poucos, suas ideias foram tomando o formato de projeto e a metodologia dividida em etapas. E o que parecia tão distante, passou a ser uma prática. Finalmente, havia definido uma forma diferente de oferecer as comunidades assistidas caminhos que asseguram a transformação social tão necessária para o desenvolvimento sustentável, com a participação efetiva das famílias.

Foi assim, que surgiu o Espaço Solidário Nóbrega & Associados, cujo objetivo principal é identificar as demandas sociais das famílias das comunidades de baixa renda, visando à erradicação da pobreza e da desigualdade social de cada comunidade assistida, através de ações efetivas em prol dos diversos segmentos que compõem o núcleo familiar, considerados mais vulneráveis da sociedade, ou seja, Crianças e Adolescentes, Jovens, Mulheres, Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas.

Em abril/2015, mês do seu aniversário, resolveu se presentear, inscrevendo-se no Curso2 de Empreendedorismo Social, do Fábio Silva, fundador do movimento Novo Jeito, instituição que assumiu um jeito diferente de fazer o bem, através de Times do Bem. Com o aprendizado, fortaleceu a sua convicção de que é Administradora de Empresas por formação e Empreendedora Social por vocação; que a sua missão social é de ser a “cereja” que falta no “bolo” das comunidades de baixa renda. Assim, carregando na sua bagagem o projeto Espaço Solidário, fez uma revisão nas suas ideias e sistematizou as suas ações em prol das famílias de baixa renda envolvidas nas comunidades de sua área de atuação, nos últimos 10 anos.

É este espírito de solidariedade que a Nóbrega & Associados quer compartilhar com as organizações que desenvolvem projetos sociais e este espaço servirá para troca de experiência, formação de parceira e apresentação dos resultados alcançados.

Seja bem vindo!