VILA VICENTINA ADERE AO PROJETO ESPAÇO SOLIDÁRIO DA NÓBREGA & ASSOCIADOS

No dia 25/07/2015, o Conselho Metropolitano de João Pessoa da Sociedade São Vicente de Paulo, aprovou adesão ao projeto Espaço Solidário da Nóbrega & Associados, com o objetivo de construir um Plano de Ação em prol das famílias que moram nas casas que integram a Vila Vicentina Júlia Freire, localizada no Bairro da Torre, em João Pessoa-PB.

Tudo começou com apresentação da proposta do Espaço Solidário feita pela Empreendedora Social, Maristela Araújo da Nóbrega, ao Presidente da Instituição Confrade José Arimatéia Ribeiro Diniz, em 16/04/2015, na qual consta o envolvimento efetivo dos jovens moradores das casas que integram a Vila Vicentina.

No dia 28/04/2015, foi realizado o primeiro Encontro de Jovens para apresentação do projeto, cujo objetivo geral é estruturar a comunidade, através da formação de parcerias institucionais para atendimento das diversas demandas das famílias envolvidas, para promoção do desenvolvimento sustentável e redução da pobreza e a desigualdade social.

A metodologia padrão do Espaço Solidário compreende aplicação de 15 ETAPAS, as quais podem ser adaptadas às necessidades da comunidade assistida. No caso da Vila Vicentina, considerando que o trabalho vai ser realizado, envolvendo exclusivamente as famílias que moram nas casas, foi feita uma adequação das referidas Etapas.

De acordo com a metodologia do Espaço Solidário da Vila Vicentina, o processo foi iniciado através das seguintes etapas:

LEGALIZAÇÃO – Foi comprovada a legalidade da Instituição responsável pelas casas, através de Inscrição de CNPJ, Estatuto Social, Ata de fundação com eleição dos membros que integram atualmente os órgãos de administração. Com relação à comprovação da propriedade do bem imóvel referente às casas, através de Contrato de Cessão de Uso das Casas, mediante assinatura de Contrato de Comodato o processo está em fase de execução.

CREDENCIAMENTO DE FAMILIAS – O processo de coleta de informações junto às famílias foi iniciado, porém, somente ao final do preenchimento de todos os questionários, será possível identificar as demandas da Vila Vicentina e elaborar um Plano de Ação. Para que isso ocorra foi agendada uma reunião com todos os comandatários, com o objetivo de apresentar-lhes o projeto Espaço Solidário da Vila Vicentina, obtendo a adesão de todos para conclusão desta etapa, considerada uma das mais importantes, pela oportunidade de demonstrar as demandas das famílias assistidas.

Para facilitar o acesso às informações sugeridas pela ETAPA do Credenciamento de Famílias, o preenchimento do modelo de QUESTIONÁRIO que está sendo aplicado junto às famílias ficou sob a responsabilidade dos jovens, os quais foram devidamente capacitados, visando à padronização de abordagem por parte de todos, com entrega de material necessário, ou seja, modelo de Questionário, Prancheta e Caneta.

As demais ETAPAS serão aplicadas, de acordo com a metodologia padrão do Espaço Solidário, obedecendo a ordem cronológica considerada mais estratégica que garanta o atendimento das demandas levantadas, conforme aprovado na reunião realizada em 25/07/2015, com os membros do Conselho Metropolitano de João Pessoa, sob a liderança do seu presidente, Confrade José Arimateia Ribeiro Diniz.

Para dar apoio ao Presidente do Conselho Metropolitano de João Pessoa da Sociedade São Vicente de Paulo, nos eventos relacionados com o Espaço Solidário da Vila Vicentina foram selecionados três representantes entre os jovens para formação da Secretaria Executiva, a saber: Secretário Administrativo – com perfil para organizar quaisquer eventos; Secretário Mobilizador – com perfil para mobilizar pessoas, sempre que for necessário independente do prazo que for concedido; Secretário Comunicador – com perfil para disseminar entre as famílias assistidas todas as ações realizadas através do Espaço Solidário.

O Espaço Solidário da Vila Vicentina é uma realidade e a participação dos jovens no processo de desenvolvimento das ações vai fazer a maior diferença, garante a gestora do projeto Maristela Araújo da Nóbrega”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>