EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Em 2014 a Nóbrega & Associados teve acesso pela primeira vez às informações sobre atuação do Movimento Novo Jeito, sob a liderança do jovem empreendedor social, Fábio Silva. As informações foram repassadas pelo sócio Edivaldo Dantas da Nóbrega para a área de Responsabilidade Social, pelo seu entendimento de que a postura do Novo Jeito teria muito a ver com a atuação social da empresa.

Á época, fazíamos parte do Movimento Nós Podemos Paraíba, que tem como foco cumprir as Metas do Milênio, definidas pela ONU – Organizações das Nações Unidas. Foram feitas algumas tentativas no sentido de ampliar as ações do Novo Jeito para João Pessoa, através dos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, sem êxito, porque o movimento estava numa fase de fortalecimento da sua estrutura. Hoje, compreendemos perfeitamente que aquele ainda não era o tempo de Deus! Ele que sabe de todas as coisas, tinha outros planos com relação a esta parceria, que deveria nascer com a realização do Curso2 de Empreendedorismo Social. Era assim que ELE havia planejado e foi assim que aconteceu.

Através de e-mails, chegou-nos à informação sobre o curso e imediatamente fizemos a nossa inscrição. Ter acesso as aulas, aos hangouts, aos vídeos, aos exemplos e práticas de outras pessoas, que tinham a mesma vontade de mudar o mundo, utilizando parte do seu tempo em prol da causa, nos fascinava cada vez mais. Assim como nós, aqueles novos companheiros não queriam apenas observar… queriam participar!

Aos poucos, a proposta do curso foi sendo absolvida, principalmente, pela integração com as ações que vinham sendo executadas ao longo dos anos, em especial, do projeto ESPAÇO SOLIDÁRIO, que havia acabado de deixar de ser um sonho, para ser papel e estava sendo executado numa comunidade.

APRENDIZADO DAS PRIMEIRAS AULAS DO CURSO:

TEMA 1 : A pessoa, os valores, a família, a expertise e a rede de relacionamentos do Empreendedor Social.

  • Constatação de que somos uma empresa formada por Empreendedores Sociais.
  • Fortalecimento do compromisso com relação à dedicação exclusiva à família nos finais de semana, deixando os trabalhos sociais para a segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira.
  • Confirmação de que o nosso SONHO, que virou PROJETO, será um instrumento de transformação social para o mundo e que o seu nome foi uma inspiração divina: ESPAÇO SOLIDÁRIO… um espaço que irá agregar pessoas e ações através da entrega do que as comunidades precisam, nunca do que está sobrando.

TEMA 2: No que sou bom?

  • Constatação de que somos bons no relacionamento institucional, comprovado pelo acesso que temos aos produtos e serviços das Instituições em prol das comunidades assistidas.
  • Verificação de que a experiência vivenciada na área de Planejamento Estratégico, nos impulsiona para a utilização sistemática de ferramentas gerenciais  junto às comunidades, tais como, Agenda de Compromissos, Procedimentos Operacionais Padronizados, Fórum de Gestão Social Compartilhado, entre outros, garantindo a sustentabilidade econômico-financeira e social das famílias envolvidas.

TEMA 3: Tome uma decisão, siga seus sonhos 

  • Como qualquer ação em prol do bem comum, o ESPAÇO SOLIDÁRIO não tem dono… é do mundo! Pensando assim, a empresa tomou a decisão de capacitar pessoas das comunidades para aplicação do projeto, garantindo a perpetuação de ações que vão transformá-las socialmente.
  • Fortalecimento da decisão de transformar definitivamente, o sonho que já estava no papel em realidade, aprimorando o modelo do ESPAÇO SOLIDÁRIO que já estava sendo aplicado numa comunidade, confirmando todas as expectativas pelo cenário construído, sinalizando resultados positivos.

TEMA 4: Quais são seus clientes?

  •  Nosso ESPAÇO SOLIDÁRIO tem o objetivo principal de atender as demandas das comunidades, viabilizando suas prioridades, o que quer dizer que poderemos ter CLIENTES de vários tipos vai depender das demandas, ou seja:
  • Igreja
  • Empresa
  • Municípios/Prefeituras, Governo de Estado e Governo Federal
  • Editais
  • Pessoas Físicas

Importante destacar um aprendizado importante, que faz parte da prática do Fabio Silva com relação ao assunto: os recursos financeiros só aparecerão quando o projeto já estiver na rua, funcionando. Portanto, nunca deveremos esperar os recursos financeiros para poder lançar quaisquer projetos.

Para ter acesso ao Curso3 de Empreendedorismo Social do Fábio Silva, qualquer pessoa poderá se inscrever, portanto, fique de olho! Quando o cronograma estiver definido pelos responsáveis, será compartilhado neste espaço.

O mundo, o Brasil, a Paraíba, sua cidade, estão cheios de oportunidades para quem quer fazer a sua parte! Seja você também um “muda-mundo”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>